Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

JESUS O VERDADEIRO PASTOR


"E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". - (Atos 2:46-47)
Quando olhamos o cenário religioso cristão, colocado diante de nós, a situação não é nada animadora. De um lado as igrejas reformadas, que apesar de serem bem mais organizadas nos aspectos doutrinários e administrativos, não escaparam ao engessamento teológico e ao profissionalismo pastoral. Parece até que a Reforma não fora feita, para que homens e mulheres pudessem exercer o natural e saudável sacerdócio, com o conseqüente derramamento do Espírito, segundo a promessa, referenciada pelo apóstolo Pedro no livro Atos, Capítulo 2. Do outro lado, as igrejas pentecostais, nascidas no mesmo tempo em que nasceram o mormismo, o espiritismo e outras doutrinas, originárias do “sopro do espírito”. E, fundamentado no tal direito constitucional, de que todos podem ter a sua fé, pipoca a todo instante, numa e noutra esquina do país, uma igrejinha dirigida por algum coração bem ou mal intencionado. Nela, alguém de Bíblia em punho, diz que está pregando “a palavra de Deus”.
O diabo foi bem capcioso em sua obra de destruir a igreja apostólica. Logo nos primeiros séculos, convenceu alguns presbíteros, de que tudo ficaria melhor, se as decisões relacionadas com a fé, doutrina e igreja, ficassem somente entre eles. Tudo seria mais fácil. Sim, muito mais fácil, se por detrás disso, não estivesse o diabo. Bem, mas seria enfadonho contar aqui, a história da igreja católica, os seus abusos e as suas injustiças. Mas, depois de certo tempo, alguns homens, dentro da própria igreja, começaram a discordar dos antigos presbíteros, agora entronados na condição de “papas”, de “cardeais” e de “bispos”. Lutero foi o homem que deu um basta nas sandices do catolicismo medieval. Ao ser acusado de conspirar contra a igreja, se negou a retratar-se, diante dos seus inquisidores. Disse simplesmente: “Não posso ir contra a minha consciência”. E qual foi a razão da revolta luterana? Estavam vendendo as coisas de Deus.
Lutero não estava sozinho. A ele se ajuntou padres, professores, reitores de universidades, todos ligados à igreja católica, juntos, contra os abusos dominantes. Combateram homens que corrompidos pelo diabo, viam nas coisas de Deus uma fonte de ganho fácil. O movimento, que a princípio foi visto pela cúria, como insignificante, espalhou-se na Alemanha e depois em toda a Europa, dando origem à Reforma Protestante. Nossos dias seguem trabalhosos e maus. Não somente em relação às coisas do mundo, mas também nas coisas de Deus. Alguma unidade de vistas pode ser encontrada nas igrejas reformadas. Mas, nas igrejas evangélicas, o que se vê é uma grande confusão de espírito. Evidente que todos são livres para fazerem as coisas como quiserem; afinal vivemos numa democracia. Mas isso também autoriza os novos cristãos, a anunciarem por todos os meios possíveis, que é preciso despertar; acordar corações, para que se entenda que o reino de Deus é chegado; que a estrutura que sustenta a vida dos povos, está cambaleando; que a vida moral está se esvaindo; que há profundas distorções de espírito no meio cristão; que muitos estão perdidos, andando sem Cristo.
Se Lutero e seus amigos estivessem vivos, ficariam estarrecidos com o grande número de abusos cometidos em nossos dias, usando o nome do Senhor. Sem dúvida, deveria haver uma reforma no meio evangélico e protestante, para que uma nova igreja pudesse ser pensada. E é isso o que pretende o PROJETO DESPERTAI; porém, não com a intenção de fundar uma igreja, constituída de pedras, como tantas outras; mas uma igreja que tome vida no coração de cada pessoa que crê e recebe - não importa em que lugar esteja – ao Senhor Jesus Cristo, como seu único salvador. E por que no coração e não num lugar específico? Porque os tempos se levantam e não haverá dias suficientes para que se construam templos e organizações. Por que não, uma reforma aos moldes da idade média? Porque haveria confrontos de toda ordem e isso, tornaria pior o que já é ruim. Vamos nos calar diante dos abusos? Como testemunhas de Cristo, nós não o faríamos se não fosse a gravidade dos dias. Deixemos a justiça com o SENHOR. A volta gloriosa do Seu Filho, não tardará; e Ele fará com que as falsas doutrinas e os falsos profetas sejam destruídos e levados como a pragana no estio. Glórias ao nosso Deus e justiça, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Despertar é um ato de Deus, que nos traz do sono para a vida. Acordar é deixar o mundo dos sonhos e entrar na vida real; sair dos pesadelos, das incertezas, dos medos e se colocar diante da realidade. Despertar é sair de uma noite escura, onde nada se via, para a luz do dia, onde se vê todas as coisas. Irmãos aqui e acolá estão acordando de um sono profundo. Começam a discernir a verdade da impostura. E alguns há que tomaram a animadora iniciativa de fundarem em suas casas, uma pequena comunidade cristã. Eles a têm chamado de “Comunidade Despertai”. Dizem que não consegue mais andar nos antigos caminhos, afinal, uma vez abertos os olhos, quem é que deseja voltar a ser cego?
Jesus Cristo é a única autoridade na igreja do nosso coração. É Ele, o Filho de Deus quem nos concedeu o Espírito Santo e, por meio da fé, nos dotou de dons, para que fôssemos profetas e profetizas na Sua casa. Nos últimos dias, o Espírito seria derramado sobre filhos e filhas, velhos e jovens. E eles teriam sonhos e visões, disse o profeta Joel. Irmãos! Isso está acontecendo. Sejam abençoados todos esses que corajosamente estão fundando essas pequenas comunidades, como nos tempos apostólicos: reunião, leitura bíblica, comentário, orações e louvor. Simples, assim.
O Espírito Santo, longe das convenções, dos catecismos, dos tratados, dos acordos; com toda certeza, terá liberdade para exortar, instruir, converter, batizar, com toda a simplicidade. Todos serão beneficiados; todos os que estiverem presentes com sinceridade nos corações e um único desejo: o de serem salvos pelo Filho de Deus. As demais coisas - saibam os irmãos – todas elas serão acrescentadas em nossas vidas. Acordemos, pois o véu de Moisés está sendo levantado. É hora de vermos face a face e de deixarmos de beber leite, para experimentarmos a comida sólida. Pastores, evangelistas, missionários, encorajem-se. Revistamo-nos com as roupas do Evangelho Celestial: o arrependimento, o perdão, o amor de Cristo, a ressurreição e a vida nova. A esperança é a força que vai nos mover nesse cipoal de dificuldades em que está se tornando a vida. Adiante pequeno rebanho, sem temor, pois a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. AMÉM.

Nenhum comentário: