Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Paciência




A Paciência (Ilustração) Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo. Um dia recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. O pai disse-lhe que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém.
No primeiro dia, o menino colocou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por dia diminuíam gradativamente. Descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter de ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira.
Finalmente, chegou um dia em que o garoto não perdeu a paciência em momento algum. Falou com o pai sobre seu sucesso e que se sentia melhor não explodindo com os outros. O pai sugeriu-lhe, então, que retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel O garoto trouxe a placa de madeira, já sem pregos, e a entregou a seu pai, que lhe disse:
— Está de parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Ela nunca mais será como antes. Quando diz coisas estando em momentos de raiva, suas palavras deixam marcas como essas. É o mesmo que enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la. Não importa quantas vezes peça desculpas, a cicatriz continuará lá. Uma agressão verbal é tão ruim quanto uma agressão física. As pessoas a quem amamos e as que verdadeiramente nos amam são como jóias raras. Elas nos fazem sorrir e nos encorajam a alcançar o sucesso. Emprestam-nos o ombro, compartilham de nossos momentos de alegria e tristeza, ajudam-nos, torcem por nós. E são tão difíceis de achar!

O livre arbítrio existe?


A resposta é SIM. Mas, antes de provarmos biblicamente a existência do livre arbítrio, vamos entender o que isto significa.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel Livre arbítrio é a capacidade que todo indivíduo criado tem, de fazer escolhas, sendo assim, responsável por suas próprias escolhas e decisões. Deus é bom, e criou criaturas boas, com esta qualidade denominada livre arbítrio. O Homem fez mau uso do seu livre arbítrio e acabou caindo no pecado. A Queda do Homem no pecado deixou a vontade humana intacta no sentido em que ainda temos a faculdade de escolher. Nossa mente foi obscurecida pelo pecado e nossos desejos presos a impulsos ímpios. Mas ainda podemos pensar, escolher e agir. Nós continuamos com a nossa capacidade de escolha (livre arbítrio). Nossas escolhas são determinadas por aquilo que desejamos. São determinadas por nós mesmos. Esta é a própria essência da liberdade.
Agora, vamos ver o que a Bíblia diz sobre o assunto:
Em Marcos 16:15-16 está escrito: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Se não existisse o livre arbítrio, as pessoas não teriam a escolha de aceitar ou rejeitar o Evangelho de Cristo. Pelo fato de haver livre arbítrio, as pessoas podem aceitar ou rejeitar o convite de salvação. Se aceitarem, serão salvas. Já se rejeitarem, serão condenadas.
Em Hebreus 3:7-8 está escrito: “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”. Se não houvesse livre arbítrio, as pessoas não poderiam escolher entre atender a voz de Deus ou endurecer o coração. Pelo fato de existir livre arbítrio, podemos escolher se vamos endurecer o nosso coração ou atender ao chamado do Senhor Deus.
Em Hebreus 10:26 está escrito: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”. Se não houvesse livre arbítrio, nós não teríamos como continuar no pecado, voluntariamente. Mas, pelo fato de podermos, voluntariamente, continuar no pecado, é porque temos livre arbítrio.
Em Romanos 1:28 está escrito: “E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm”. Se alguém pode rejeitar o conhecimento de Deus, é porque há possibilidade de escolha. Em outras palavras, existe livre arbítrio.
Como pudemos ver acima, o livre arbítrio existe. Eu poderia citar vários outros versículos, mas por uma questão de espaço (para não deixar o estudo muito longo), irei parar por aqui. O importante é entendermos que Deus nos fez seres racionais, capazes de tomar decisões. Pelo fato de podermos fazer escolhas, então o livre arbítrio existe, quer algumas pessoas acreditem nisto ou não. Espero que tenham gostado deste breve estudo e até a próxima oportunidade, se Deus assim quiser.
Fontes utilizadas:
1-)O que a Bíblia diz? Deus criou o mal? Disponível em: http://www.estudosdabiblia.net/bd98.htm Acesso em 11 de junho de 2012, 12h15.