Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

“Pensamentos Úteis na Vida da Alma”




Tristeza de Coração

Se quiser fazer progresso na virtude, viva no temor do Senhor, não olhe para muita liberdade, discipline os seus sentidos, e evite a tolice insana. A tristeza abre a porta de uma benção para muitos que normalmente destrói devassidão.
É uma maravilha que qualquer homem que considera e meditar sobre o seu estado exilado e os muitos perigos à sua alma, jamais pode ser perfeitamente felizes nesta vida. Alegre e sem se importar com nossos defeitos, nós não sentimos as dores reais de nossas almas, mas muitas vezes através de um riso vazio quando temos boas razões para chorar. Nenhuma liberdade é verdadeira e não existe a alegria que é genuína, a menos que se baseie no temor do Senhor e em uma boa consciência.
Feliz é o homem que pode jogar fora o peso de todo o cuidado e lembrar-se em contrição santa. Feliz é o homem que lança a partir de si tudo o que pode manchar ou trazer ônus a sua consciência.
Lute como um homem. O hábito é vencido pelo hábito. Se você deixar os homens sozinhos, eles vão deixá-lo sozinho para fazer o que você tem que fazer. Não ocupando-se sobre os assuntos dos outros e não se enroscando no negócio de seus superiores. Fique de olho principalmente em si mesmo e admoestando-se, em vez de seus amigos.
Se você não apreciar o favor dos homens, não deixe que eles venham a entristecer você, mas considere-o um assunto sério, se você não se conduz tão bem ou tão cuidadosamente como se está a tornar um servo de Deus e um religioso devoto.
Muitas vezes, é melhor e mais seguro para nós ter poucas consolações nesta vida, especialmente o conforto do corpo. No entanto, se não temos a consolação divina ou experiência que raramente pode ser vivida, a culpa é nossa, porque nós não buscamos a tristeza do coração e não deixamos a satisfação exterior que é vã. Considerar-se indigno de consolo divino e merecedor sim de muita tribulação. Quando um homem é perfeitamente contrito, o mundo inteiro está amargo e cansativo para ele.
Um homem bom sempre encontra o suficiente sobre o qual se lamentar e chorar, se ele pensa de si mesmo ou de seu vizinho, ele sabe que ninguém vive aqui sem sofrimento, e quanto mais a si mesmo ele examina-se quanto mais ele se entristece.
Os pecados e vícios em que estamos tão emaranhados que raramente podemos aplicar-nos à contemplação do céu são assuntos para apenas dor e remorso interior.
Não tenho dúvidas de que você seria capaz de corrigir a si mesmo mais intensamente se você pensasse mais em uma morte prematura do que de uma vida longa. E se você meditasse no seu coração as dores futuras do inferno ou do purgatório, eu acredito que você estaria disposto a suportar o trabalho e problemas e não temeria nenhuma dificuldade. Mas uma vez que estes pensamentos nunca tocamr o seu coração e já que estamos apaixonados pelo prazer lisonjeiro, continuamos muito frios e indiferentes. Nosso corpo miserável se queixa tão facilmente porque nossa alma é de todo muito sem vida.
Humilhe-se em oração ao Senhor, portanto, que Ele possa dar-lhe o espírito de contrição e você possa dizer como o Profeta:"Alimente-me, Senhor, com o pão de luto e dar-me a beber lágrimas em pleno ato"

Nenhum comentário: