Seguidores

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Evangelho e os Falsos Profetas


Tem muita gente pregando a justiça de forma injusta. E a justiça pregada não os livrará da injustiça cometida.
Traduzindo, tem muita gente pregando a Verdade (Jesus) usando inverdades. E a Verdade pregada os condenará pelas inverdades praticadas.
É exatamente isso que lemos em Mateus 7:21-23“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
Existe uma séria lição a ser aprendida no capítulo 7 de Mateus: fruto bom produzido por árvore boa não é expulsar demônios, curar enfermos e nem realizar sinais e maravilhas. Se isso fosse fruto bom, Mateus 7:21-23 seria mentira, e os falsos profetas não seriam falsos, e nem Satanás, que pode se apresentar como anjo de luz, seria diabo, mentiroso. É o que lemos em 2 Coríntios 11:13-15: “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras“.
Portanto, frutos bons são frutos dignos de arrependimento: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (Mt.3:8). E aqui nos cabe uma reflexão: Alguém poderia se arrepender por não ter expulsado demônios e não ter realizados sinais e maravilhas? Obviamente que não. Trata-se de arrependimento de obras mortas, i.e, da prática de ações pecaminosas. Quando alguém é regenerado pelo Espírito Santo, sua mente entra num processo de renovação, e aquilo que era feito anteriormente passa a ser visto como algo que não deve mais ser feito, e assim gradualmente acontece uma mudança de comportamento. É o que o apóstolo Paulo explica na Carta aos Efésios 4:20-32:
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo“.
Podemos observar que o apóstolo Paulo está falando sobre frutos da carne e frutos do espírito, porque diz “despojar-se do velho homem”, o que significa “nascer de novo”. Jesus já dissera: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Logo boas obras e/ou bons frutos só poderão ser realizados por aqueles que nasceram de novo, porque tais obras e frutos são provenientens de um espírito regenerado.
Vejamos que interessante: Será que Satanás não poderia realizar uma boa obra, segundo o conceito dos homens? Claro que sim. Ele ofereceu ao Senhor Jesus, na tentação no deserto, toda riqueza e glória deste mundo. Ora, se Satanás prosperasse a alguém, isso não seria considerado uma boa ação, segundo o conceito do mundo? Certamente que sim. Mas segundo a Bíblia nele não há verdade alguma.
Portanto, bons frutos e boas obras, segundo o evangelho de Jesus, somente podem ser produzidos por um espírito regenerado, que tenha nascido de novo, onde o Espírito Santo de Deus passa a habitar e a santificar, proporcionando a esta pessoa ter um comportamento onde as seguintes características passam gradualmente a ser cotidianas: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Estes são, segundo a Bíblia, os frutos de um espírito regenerado pelo Espírito Santo (Gálatas 5:22).
Ora, se alguns, pretextando pregar o evangelho, usam de heresias, idolatrias, egocentrismo, ganância, misticismo, porfias, emulações, dissenções e concorrências, adulterando os textos bíblicos a seu bel prazer com intuito de enredar pessoas ao engano e delas se aproveitar, e ainda mercadejam o dom GRATUITO de Deus, obviamente que os frutos por eles produzidos não são frutos do espírito, produzidos pelo Espírito Santo de Deus. Embora pregando a Verdade (Jesus), praticam inverdades e injustiças. E pelas inverdades e injustiças que praticam, pela Verdade serão condenados.
Amados, não sejamos crianças espirituais, mas sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Examinemos tudo, à luz da Palavra. Retenhamos o que é bom. E o que não for, que seja tratado como lixo que é: joguemos no lixo.
Em Cristo, a Verdade.

Nenhum comentário: